O Valor da Postura Correta
Manter uma postura vital, ereta, expansiva é
importantíssimo no canto. Boa postura é fundamental para controle e o máximo
sucesso em qualquer atividade exigindo habilidade, seja no esporte ou na
atuação musical. O desenvolvimento físico necessário para canto começa com um
hábito de uma boa postura e continua com o desenvolvimento da respiração
e fortalecimento dos órgãos vocais através do canto e de exercícios tonais.
A boa postura ê vital para o controle em canto e,
também necessária para a boa saúde e uma personalidade atraente. Uma boa postura equivale a
50% de uma apresentação.
Canto Natural, e Postura Correta
Em todas as fases da aprendizagem do canto, é necessário entender que cantar "naturalmente" não quer dizer fazer o que você bem entende ou como está acostumado a fazer, quando o que você está fazendo está errado. Aprender a cantar naturalmente implica adquirir postura correta, controle e conceitos até o ponto em que aquilo que parecia não natural se torna comum e natural. Judith Litante diz: “Não há diferença entre a voz perfeitamente natural e a voz perfeitamente treinada”.
Infelizmente, o que é postura
natural para o principiante é postura errada que deve ser corrigida antes de poder-se
estabelecer um bom controle da respiração.
Características
Básicas da Boa Postura
Vamos ver então cada parte do corpo,
começando de baixo para cima. Estude e
habitue-se aos seguintes detalhes da postura correta:
Os
Pés: Um pé um pouco à frente do outro
com o peso distribuído uniformemente é a posição preferida. Devem estar separados na mesma direção dos ombros. Os dedos do pé devem apontar para os lados e não
diretamente à frente do corpo. Na posição certa, o cantor sente que os pés
estão plantados firmes no chão e que ele está seguramente ligado com a terra.
Não fique com todo o peso num pé só ou nos calcanhares, nem balançando
nervosamente.
As
Pernas: Relaxadas,
ou seja, não tencioná-las forçando-as para trás, pois a tensão gerará um tremor
que irá incomodá-lo e será visível a todos. Nunca
as "tranque" nos joelhos, mas mantenha-as relaxadas e um pouco
curvadas. Talvez um pouco de movimento nos joelhos seja às vezes desejável para
corrigir ou prevenir a tendência de ficarem rígidas. Um auditório nunca vai
perceber este movimento pequeno.
Os
Quadris: Os quadris não ficarão numa
linha reta se o peso não for uniformemente distribuído. Encolha os quadris e
deixe-os um pouco para frente (como se você estivesse sentado sobre as próprias pernas) suficientemente para evitar protuberância atrás e uma
curvatura na coluna na parte logo em cima. Esticando a coluna se conseguirá
isto.
A Coluna e as Costas: As costas devem estar retas, como se você estivesse encostado na
parede ou esticado para cima numa linha
reta como se faz para medir a altura. Para conseguir isto, imagine que um
elástico é fixado nos calcanhares e passa pelas pernas, coluna e pescoço,
saindo na cabeça. Esticando esse elástico constantemente eleva-se o tórax à
posição certa e os quadris, tronco, pescoço e cabeça ficam alinhados e prontos
para o ato de cantar.
Deve-se
sentir as costas largas e alongadas. Se a coluna ficar curvada demais, é
difícil ou impossível obter a necessária tensão resistente do diafragma e os
músculos embaixo das costelas para um controle adequado da respiração.
Tórax: O tórax é elevado confortavelmente antes da
inalação e fica quieto nesta posição até o fim da frase. Em canto, o tórax fica
alto e quieto sempre. Nunca deve funcionar como um fole. Todo o movimento para o
controle da respiração é embaixo do tórax.
Ombros: Os ombros devem ser planos, sendo-lhes permitido
ficar para baixo e um pouco para trás. Confortavelmente elevados. Devem ficar
quietos, nunca rígidos, ou elevados demais ou puxados para frente. Para conseguir
essa posição faça o seguinte: Rode-os para trás
e deixe-os cair. Evite a tendência de elevá-los para cantar tons agudos.
Pescoço: O pescoço é considerado uma continuação da coluna,
segurado numa posição longa e reta e não lhe é permitido inclinar para frente
ou cair para baixo. Uma sensação contínua de estiramento é sentida no lado de
trás e não na frente do pescoço.
Cabeça:
A cabeça deve ser equilibrada
uniformemente no eixo da coluna, nem elevada demais ou forçada para baixo, deve estar reta, paralelas
ao chão. O estudante geralmente tem o
hábito de elevar a cabeça demais - esteja alerta para descobrir e corrigir esta
falha. É particularmente perigoso puxar o queixo para fora e elevar a cabeça para
os tons agudos uma tendência prevalecente, experimente esticar o lado de trás
do pescoço para tons agudos. Este movimento ajuda produzir mais ressonância e
espaço na cabeça. Os olhos devem ser elevados.
Mãos: Os cantores sempre perguntam: “O que fazer com as
mãos?” As mesmas não devem estar
tensas (apertando uma com a outra), não
devem estar cruzadas repisando sobre o abdômen, não devem estar para trás ( nas costas ); não coloque as mãos no bolso, ou deixe-as esticadas na
frente do corpo numa posição tensa, ou eleve-as e abaixe-as como a "prima
donna". Não entrelace os
dedos porque isto cria uma tendência de esforçar demais com as mãos. São três
posições aceitáveis para as mãos:
(1) Seguradas em frente do corpo um pouco em cima da
cintura, o lado de trás de uma das mãos descansando na palma da outra
(2)
Caídas aos lados, bem relaxadas
(3)
Uma mão caída ao lado e a outra segurada na frente do corpo.
Postura
Sentada: A postura do tronco do corpo
é a
mesma usada ficando em pé: incline um pouco para
frente; os quadris firmes na cadeira; os ombros
não encostados na cadeira e os dois pés no
chão, um em frente do outro, colocando um pouco
de peso do corpo nos pés. Não cruze as pernas!
É impossível cantar com bom de
respiração tendo as pernas cruzadas.
muito bom o post
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