quinta-feira, 14 de junho de 2012

Postura


O Valor da Postura Correta

Manter uma postura vital, ereta, expansiva é importantíssimo no canto. Boa postura é fundamental para controle e o máximo sucesso em qualquer atividade exigindo habilidade, seja no esporte ou na atuação musical. O desenvolvimento físico necessário para canto começa com um hábito de uma boa postura e continua com o desenvolvimento da respiração e fortalecimento dos órgãos vocais através do canto e de exercícios tonais.
A boa postura ê vital para o controle em canto e, também necessária para a boa saúde e uma personalidade atraente. Uma boa postura equivale a 50% de uma apresentação. 

Canto Natural, e Postura Correta

               Em todas as fases da aprendizagem do canto, é necessário entender que cantar "naturalmente" não quer dizer fazer o que você bem entende ou como está acostumado a fazer, quando o que você está fazendo está errado. Aprender a cantar naturalmente implica adquirir postura correta, controle e conceitos até o ponto em que aquilo que parecia não natural se torna comum e natural. Judith Litante diz: “Não há diferença entre a voz perfeitamente natural e a voz perfeitamente treinada”.
            Infelizmente, o que é postura natural para o principiante é postura errada que deve ser corrigida antes de poder-se estabelecer um bom controle da respiração.
           

Características Básicas da Boa Postura


Vamos ver então cada parte do corpo, começando de baixo para cima. Estude e habitue-se aos seguintes detalhes da postura correta:

Os Pés: Um pé um pouco à frente do outro com o peso distribuído uniformemente é a posição preferida. Devem  estar separados na mesma direção dos ombros. Os dedos do pé devem apontar para os lados e não diretamente à frente do corpo. Na posição certa, o cantor sente que os pés estão plantados firmes no chão e que ele está seguramente ligado com a terra. Não fique com todo o peso num pé só ou nos calcanhares, nem balançando nervosamente.

As Pernas: Relaxadas, ou seja, não tencioná-las forçando-as para trás, pois a tensão gerará um tremor que irá incomodá-lo e será visível a todos. Nunca as "tranque" nos joelhos, mas mantenha-as relaxadas e um pouco curvadas. Talvez um pouco de movimento nos joelhos seja às vezes desejável para corrigir ou prevenir a tendência de ficarem rígidas. Um auditório nunca vai perceber este movimento pequeno.

Os Quadris: Os quadris não ficarão numa linha reta se o peso não for uniformemente distribuído. Encolha os quadris e deixe-os um pouco para frente (como se você estivesse sentado sobre as próprias pernas) suficientemente para evitar protuberância atrás e uma curvatura na coluna na parte logo em cima. Esticando a coluna se conseguirá isto.

A Coluna e as Costas: As costas devem estar retas, como se você estivesse encostado na parede ou esticado para cima numa linha reta como se faz para medir a altura. Para conseguir isto, imagine que um elástico é fixado nos calcanhares e passa pelas pernas, coluna e pescoço, saindo na cabeça. Esticando esse elástico constantemente eleva-se o tórax à posição certa e os quadris, tronco, pescoço e cabeça ficam alinhados e prontos para o ato de cantar.
            Deve-se sentir as costas largas e alongadas. Se a coluna ficar curvada demais, é difícil ou impossível obter a necessária tensão resistente do diafragma e os músculos embaixo das costelas para um controle adequado da respiração.

Tórax: O tórax é elevado confortavelmente antes da inalação e fica quieto nesta posição até o fim da frase. Em canto, o tórax fica alto e quieto sempre. Nunca deve funcionar como um fole. Todo o movimento para o controle da respiração é embaixo do tórax.

Ombros: Os ombros devem ser planos, sendo-lhes permitido ficar para baixo e um pouco para trás. Confortavelmente elevados. Devem ficar quietos, nunca rígidos, ou elevados demais ou puxados para frente. Para conseguir essa posição faça o seguinte: Rode-os para trás  e deixe-os cair. Evite a tendência de elevá-los para cantar tons agudos.

Pescoço: O pescoço é considerado uma continuação da coluna, segurado numa posição longa e reta e não lhe é permitido inclinar para frente ou cair para baixo. Uma sensação contínua de estiramento é sentida no lado de trás e não na frente do pescoço.

Cabeça: A cabeça deve ser equilibrada uniformemente no eixo da coluna, nem elevada demais ou forçada para baixo, deve estar reta, paralelas ao chão. O estudante geralmente tem o hábito de elevar a cabeça demais - esteja alerta para descobrir e corrigir esta falha. É particularmente perigoso puxar o queixo para fora e elevar a cabeça para os tons agudos uma tendência prevalecente, experimente esticar o lado de trás do pescoço para tons agudos. Este movimento ajuda produzir mais ressonância e espaço na cabeça. Os olhos devem ser elevados.

Mãos: Os cantores sempre perguntam: “O que fazer com as mãos?” As mesmas não devem estar tensas (apertando uma com a outra), não devem estar cruzadas repisando sobre o abdômen, não devem estar para trás ( nas costas ); não coloque as mãos no bolso, ou deixe-as esticadas na frente do corpo numa posição tensa, ou eleve-as e abaixe-as como a "prima donna". Não entrelace os dedos porque isto cria uma tendência de esforçar demais com as mãos. São três posições aceitáveis para as mãos:

(1) Seguradas em frente do corpo um pouco em cima da cintura, o lado de trás de uma das mãos descansando na palma da outra
(2) Caídas aos lados, bem relaxadas
(3) Uma mão caída ao lado e a outra segurada na frente do corpo.

Postura Sentada: A postura do tronco do corpo
é a mesma usada ficando em pé: incline um pouco para frente; os quadris firmes na cadeira; os ombros não encostados na cadeira e os dois pés no chão, um  em frente do outro, colocando um pouco de peso do corpo nos pés. Não cruze as pernas! É impossível cantar com bom  de respiração tendo as pernas cruzadas.

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