1 - Beba bastante água em temperatura natural! (no mínimo 2 litros por dia) para manter as pregas vocais hidratadas e em boa condição de vibração. Os sucos de frutas também devem ser consumidos (especialmente as frutas cítricas).
2 - Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.
3 - Não se deve usar roupas apertadas, principalmente nas regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois isso poderá dificultar a respiração e assim a produção dos sons.
4 - Não se deve usar pastilhas, sprays, anestésicos sem orientação médica, pois para cada caso existe uma medicação específica.
5 - Alimentos gordurosos e "pesados" antes das apresentações devem ser afastados pois dificultam a digestão. Prefira alimentos mais leves e de fácil digestão.
6 - Deve-se dormir bem! No mínimo, 8 (oito) horas por dia. Não se deve dormir de estômago cheio, pois pode provocar refluxo gastresofágico, o que é altamente prejudicial às pregas vocais.
7 - Em ambientes com ar condicionado, intensifique a hidratação, pois o ar é bastante seco e isso pode acarretar pigarros e alteração na qualidade de sua voz;
8 - Deve-se evitar ambientes com mofo, poeira ou cheiros muito fortes, principalmente se o indivíduo tiver alguma alergia.
9 - Evite-se a competição sonora, ou seja, falar, cantar, usar da voz em lugares muito barulhentos. Do mesmo modo, os cochichos também não são tolerados, já que submetem as pregas vocais a um demasiado esforço. Os gritos, pigarros, berros e até a fala em tom normal não é permitida por muito tempo sem a lubrificação das pregas vocais, nem mesmo, antes do uso da voz, o fumo, o uso de bebidas alcoólicas, pois isto não ajuda a tornar a voz mais límpida, mas justamente o contrário.
10 - Evitem-se choques bruscos de temperatura.
Há ainda de se asseverar que se o individuo utiliza a voz profissionalmente, se é um profissional da voz, torna-se essencial a consulta a um médico especialista que procederá na avaliação de seu aparelho fonador. O aparelho fonador é o instrumento de trabalho de tais indivíduos e sobretudo é único, merecendo, evidentemente, toda atenção necessária.
Além disso, registre-se também como dica a tais profissionais e mesmos aos que não pertencem a esse grupo que em sendo as pregas vocais de um individuo verdadeira identidade, registro pessoal – assim como as impressões digitais -, nem sempre se poderá utilizá-la da mesma maneira que um outro indivíduo a usa, de forma que: jamais o indivíduo deve se esforçar a ponto de cantar músicas em tons desconfortáveis, sob pena de prejudicar as pregas.
Opa, preciso modificar alguns hábitos... minhas cordas vocais agradecem!!! Fique com Deus!!! Bye!! Isa!
ResponderExcluir